segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estação de Tratamento

A água que temos em nossas torneiras e chuveiros, logo que é captada da natureza, contém lodo, dejetos de animais, bactérias e uma enorme variedade de impurezas.

Há um processo trabalhoso e demorado de purificação dessa água até que ela seja útil para consumo. São, em média, 3h de filtração, adição de flúor e de vários outros produtos e processos químicos para que a tal água seja o que se espera de uma “boa água,” utilizável e satisfatória.

Se pensarmos em nós como água e em Deus como consumidor final dela, percebemos questões bem curiosas a este respeito. Há um grande esforço na purificação dessa água, que é você, para a satisfação do consumidor, Deus. Mas, quem é mesmo que tem todo o árduo trabalho na estação de tratamento, nesse caso nosso? E, o que é mesmo essa coisa de impureza que, até onde estamos entendendo, temos nós? Vejamos, queridos... vamos pensar juntos!

Deus criou o ser humano para a perfeição, segundo Gênesis1:26a-27 ("E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."), certo? Então deveríamos ser água boa, excelente em qualidade e desejável a todos. O que é que estraga toda essa boa notícia? É que o ser humano decidiu experimentar o controle de sua própria existência, através do livre arbítrio dado por Deus. Ao invés de utilizá-lo para fazer as melhores escolhas, o homem tem corrido atrás de sentimentos orgulhosos, de uma mente cheia de conhecimentos e filosofias, e insaciável por prazeres superficiais em forma de vícios como a diversão, o álcool, o sexo, as drogas... sejam quais forem. O ser humano tem se tornado impuro por se afastar da pura perfeição de Deus. Sentimos inveja, alimentamos o ódio, criamos fantasias, mentimos, trapaceamos... vivemos prioritariamente para obter reconhecimento profissional e/ou prosperidade financeira, enquanto nossa satisfação plena está somente no amor de Deus. Quantas e quais outras coisas têm feito de você alguém impuro? Pense um pouco. Observe como nos tornamos uma água cheia de elementos desnecessários e prejudiciais, nos afastando do estado de perfeição que tínhamos a princípio! É muito simples, queridos... aquilo que foge do estado de pureza, de inteireza de plenitude, é impuro. A essa impureza, a Bíblia chama de pecado, em Isaías 59:2 ("mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça."),  nos fazendo perceber que é exatamente por sermos pecadores que nos afastamos tanto da perfeição pura planejada por Deus para nós.

Mas, nesse meio tempo, em que temos escolhido ser água impura, houve alguém padecendo na estação de tratamento para que fôssemos purificados para Deus, o grande interessado na água. Jesus Cristo foi quem se sacrificou por esta causa; sendo Deus, veio à Terra em forma humana, para que através da sua morte, do derramar do seu sangue inocente e livre das impurezas do pecado, hoje pudéssemos experimentar a purificação e sermos água agradável, boa, útil para o mundo, usada por Deus. Em 1João 1:9, Deus deixa claro que todas as nossas impurezas podem ser filtradas, tratadas com o amor incondicional de Deus, para que experimentemos uma vida renovada, nos padrões mais elevados de conduta, os padrões que nos fazem conhecer satisfação e verdadeira paz na vida, tanto agora como na eternidade. O que você está esperando? Cristo tem, hoje, o interesse de levar você à sua estação de tratamento e mudar toda a tua história. E aí? Queres ser limpo?


Um comentário:

  1. tu que escreveu isso?? tem jeito pra coisa ein :D gostei mt do texto :D
    saudades de ti,bjs *:

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu?

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Eu diria que sou alguém que busca um encontro diário consigo mesma, com seu Criador e com a essência da vida... o amor. Amor ao Deus que me habita, a mim mesma e às preciosas e singulares pessoas que me cercam ou que simplesmente dividem este planeta comigo. Eu diria que sou a necessidade de ter amor e o potencial de amar. Eu sou um coração e uma consciência em obras para fazer parte de um monumento que durará para sempre: a vida real.